quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sindsep Roraima: convênios na Educação

Presidente do Sindsep Roraima, Gilberto Rosas
O presidente do Sindsep Roraima, Gilberto Rosas, volta a divulgar para seus sindicalizados o nome dos seus parceiros no Setor Educacional, que oferecem descontos especiais para seus filiados e dependentes. São eles:

FACULDADE CATHEDRAL (desconto de 20%) Fone: 2121.3460
FACULDADE ESTÁCIO ATUAL (desconto 20%) Fone: 21215500
FARES (desconto 23%) Fones: 3621.3201 - 3621.3203
OBJETIVO (desconto 7%) Fone: 3624.1300
PITÁGORAS (desconto 15%) Fone: 3627.7000
CENTRO EDUCACIONAL CONSTRUIR (desconto 15%)
Maquete da nova sede em construção

Senador Lindbergh Farias apoiará servidores em temas como assédio moral, excesso de PAD´s e inclusão de categorias no RJU

Secretário da Condsef, Josemilton da Costa, e o senador Lindbergh Farias (Foto: Condsef)
Senador Lindbergh Farias apoiará servidores em temas como assédio moral, excesso de PAD´s e inclusão de categorias no RJU. Negociação coletiva e direito de greve também estão no foco
       A Condsef e o Sintrasef-RJ foram recebidas, nessa quarta-feira, pelo senador Lindbergh Farias, do estado do Rio de Janeiro. As entidades foram solicitar apoio no Senado para demandas urgentes e que estão afligindo muitos servidores. Condsef e Sintrasef-RJ pediram a intermediação do senador na busca por uma audiência com o Secretário-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para levar a importância de incluir servidores reintegrados (anistiados), empregados públicos (Funasa) e conselheiros (Conselhos Federais) no Regime Jurídico Único (RJU).
       O atendimento dessa solicitação trará justiça a um grande número de servidores que hoje se encontram num limbo dentro da administração pública e, por esse motivo, terminam por acumular prejuízos por não serem devidamente considerados em processos de negociação que levam em conta o conjunto dos servidores federais.
     Outra questão importante levada ao senador pelas entidades está no excesso de processos administrativos (PAD´s) e assédio moral que vêm ocorrendo no cotidiano da administração pública. As muitas denúncias que a Condsef têm recebido preocupam, pois demonstram ter um caráter de perseguição.
       LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Transformação do DNPM em Agência e reestruturação do órgão são pauta de reunião no Planejamento          
          
Condsef e Sinagências participaram nesta terça-feira de reunião na Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento onde foram pautadas demandas dos servidores do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). Na semana passada a Condsef promoveu uma plenária setorial da categoria onde foram levantadas reivindicações e um calendário de lutas dos trabalhadores.
Na SRT foram apresentadas as demandas urgentes envolvendo a reestruturação do DNPM com sua transformação em Agência, a equalização com a tabela remuneratória das Agências Reguladoras e a equalização das remunerações entre o PEC e as Carreiras. Justificando a pauta, as entidades promoveram um relato e levantamento histórico da defasagem salarial ocorrida no DNPM a partir de 2006, agravada em 2008.
O Planejamento pontuou que considera as argumentações importantes, reconhece a necessidade de discutir a reestruturação do DNPM, mas alegou que ainda não tinha autorização para negociar as reivindicações apresentadas. 
LEIA MAIS ...www.condsef.org.br

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Condsef defende livre organização de trabalhadores

Condsef defende fim do Imposto Sindical. Chega de morder os servidores

Em audiência pública, Condsef defende livre organização de trabalhadores e fim do imposto sindical          
          A Condsef participou de uma audiência pública nesta segunda-feira no Ministério do Trabalho e Emprego. O tema central foi o debate sobre imposto e organização sindical. Participaram ainda representantes das centrais sindicais, entre elas a CUT, além de representantes do Ministério Público Federal, Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, entre outras entidades.
A audiência trouxe como resultado a aprovação de uma proposta de suspensão da Instrução Normativa 1 que em 2008 determinou o pagamento compulsório do imposto sindical aos servidores. A audiência discutiu também formas de financiamento das entidades sindicais.
A Condsef defendeu a suspensão do imposto e propôs que a contribuição sindical ocorra de forma voluntária. Esse é o formato adotado por todas as entidades filiadas à Confederação e também da maioria das entidades com representatividade entre os trabalhadores. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Plenária Nacional da Conab


Em plenária, trabalhadores da Conab escolhem comissão que vai coordenar formulação do ACT 2013/2014          
     Nesta sexta-feira, trabalhadores da Conab de todo o Brasil estiveram na sede da Condsef em Brasília onde participaram de uma plenária nacional da categoria. Na oportunidade foi eleita uma comissão composta por trabalhadores da Conab que vai coordenar e sistematizar os pleitos da categoria para formular o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2013/2014. A plenária discutiu ainda os principais problemas da Conab, a necessidade de reestruturação do órgão, e também abordou temas como avaliação de desempenho, representatividade sindical e imposto sindical.
A categoria reforçou a importância de organizar os trabalhadores no campo dos sindicatos gerais filiados à Condsef. Durante a plenária também foi estabelecido um calendário de organização para consolidação do ACT 2013/2014. Confira a seguir o cronograma e ! participe da construção do ACT para que uma proposta que contemple toda a categoria possa ser defendida junto à Conab. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

CDE define calendário de atividades da Condsef


CDE define calendário de atividades da Condsef para o próximo período          
       Na última quinta-feira a Condsef realizou reuniões do seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) e Direção Nacional (DN). O CDE, que conta com representantes de todas as filiadas à Condsef, é o fórum de instâncias da entidade que determina as ações e atividades das quais a Confederação deverá participar. No encontro de hoje foram definidas datas para as próximas plenárias setoriais. Essa semana seis categorias promoveram suas plenárias.
Os próximos setores a se reunir em março e abril serão a dos servidores fazendários, trabalhadores da area ambiental, Funai, AGU/DPU, SPU, MTE, Incra, Cultura, area de transportes – exceto Dnit que realizou plenária esta semana, reintegrados/anistiados, Educação, PRF/MJ, C&T/INPI/Inmetro/Evandro Chagas/Fundacentro e Dnocs.  
LEIA MAIS ...www.condsef.org.br

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PEC 111 deve ser votada no próximo dia 27


PEC 111 está agendada para votação na próxima quarta-feira, 27, na Câmara Federal
 O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Roraima (Sindsep-RR), Gilberto Rosas, informou ontem, em entrevista por telefone, uma informação que interessa aproximadamente 3 mil servidores do ex-Território Federal de Roraima. A informação quente é que está agendada para votação na Câmara Federal na próxima quarta-feira, 27, a PEC 111, que trata da transposição para o quadro da União dos servidores que prestaram serviço aos ex-Territórios de Roraima e Amapá até o ano de 1993.
A votação da PEC 111 no Congresso Nacional foi agendada numa reunião realizada ontem entre o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, o senador Romero Jucá, o deputado Luciano Castro e representantes do Fórum Regional, Sindical e Parlamentar e entidades sociais dos Estados de Roraima, Amapá, Rondônia e Acre. Gilberto Rosas, que também é vice-presidente do Fórum, está confiante que a PEC desta vez sairá do discurso político e será aprovada e homologada.
Gilberto enfatizou que a mobilização das entidades sindicais e sociais em torno da PEC 111 vem acontecendo desde 2011 e contou com a participação ativa do presidente do Fórum Regional, Sindical e Parlamentar, Marcos Nunes, como também do apoio político da bancada federal de Roraima e Amapá. “Foram muitas reuniões e debates tanto nos Estados como também aqui em Brasília, nos gabinetes da Câmara e do Senado Federal. Agora chegou a hora de colher os frutos”, concluiu.
Para o membro do Fórum Regional e do Conselho Fiscal do Sindsep-RR, Antonio Pereira da Silva (Pai Careca), que é representante dos servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado, a aprovação e homologação da PEC 111 vai beneficiar cerca de 200 servidores públicos federais do ex-Território de Roraima que exerceram atividades de natureza policial até 1993. “Eles serão beneficiados com a transposição para o cargo efetivo de natureza policial”, acrescentou. 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Largada da Campanha Salarial 2013


 Lançamento de Campanha Salarial 2013 dá a largada para ampliação da unidade entre os federais          
          
Uma atividade em frente ao Bloco K do Ministério do Planejamento marcou o lançamento da Campanha Salarial Unificada dos Servidores Federais deste ano. O ato contou com uma boa participação de servidores que - entre gritos de “Negociação, negociação” - tentaram uma audiência com a ministra Miriam Belchior. Mesmo não tendo sido recebidos pela ministra, os servidores deram seu recado.
As entidades que compõem o fórum nacional em defesa da categoria orientam que todas as entidades sindicais nos estados promovam a mobilização e reforcem a unidade em torno da pauta unificada (veja em nosso site) protocolada em oito setores do governo. O objetivo é organizar uma grande marcha à Brasília para buscar uma resposta adequada do governo às principais demandas do setor.
Continuando as atividades dessa semana, a Condsef realiza nesta quinta, 21, reunião do seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) e Direção Nacional. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

Condsef estende debate dos servidores públicos aos estados


Planejamento aponta março para iniciar reuniões que vão discutir pautas específicas. Em busca de consenso, debate sobre negociação coletiva e direito de greve será estendido para os estados          
          Dando continuidade às atividades da semana, a Condsef participou, nesta terça-feira, de uma oficina na Câmara dos Deputados para acumular debate a respeito de negociação coletiva e direito de greve. A discussão, que aconteceu no auditório Nereu Ramos, contou com a presença de um número significativo de servidores. Também participaram do debate, representantes do Diap, Dieese, da AGU e das centrais sindicais.
A oficina ainda contou com a presença de vários parlamentares, entre eles o deputado federal Policarpo, único a apresentar no Congresso um projeto que também trata da regulamentação da negociação coletiva no setor público. Policarpo colocou seu mandato à disposição dos trabalhadores para buscar a aprovação de uma proposta que conte com a participação ativa da categoria.
Apesar de complexo, o debate em torno desses temas deve ser levado adiante na busca de um consenso para que uma proposta que contemple o direito dos trabalhadores mobilize todos na luta por sua aprovação no Congresso. Para tanto, o debate sobre negociação coletiva e direito de greve deverá ser estendido aos estados. Divergências existem e, por isso mesmo, os debates são fundamentais na busca de um consenso.
A Condsef também esteve hoje no Ministério do Planejamento onde participou da primeira reunião do ano para negociar a pauta específica dos setores de sua base. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Plenárias setoriais abrem as atividades dos servidores federais em Brasília


Seis plenárias setoriais abrem as atividades dessa semana
Nesta segunda-feira, servidores de todo o Brasil participaram de plenárias setoriais de seis categorias da base da Condsef. Representantes de servidores do Ministério da Agricultura, aposentados e pensionistas, civis de órgãos militares, além de trabalhadores do Dnit, DNPM, Ministério da Saúde e suas vinculadas discutiram sua pauta específica e aprovaram resoluções para fortalecer a luta por suas demandas e também pelas demandas que unem os servidores federais. Os demais setores da base da Condsef aguardam o Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) que deve confirmar na quinta, 21, datas para que novas plenárias aconteçam.
A presença de diversos representantes dos servidores movimenta a semana em Brasília. Só a Saúde, que reúne trabalhadores do MS, Funasa e Sesai, contou mais de cem delegados em sua plenária. As principais resoluções de cada setor você confere no site da Condsef.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Campanha pela anulação da Reforma da Previdência

Campanha pela anulação da Reforma da Previdência
A Condsef, junto com outras entidades nacionais, está em campanha para que seja anulada a Reforma da Previdência aprovada em 2003. A campanha pede a anulação da reforma já que a mesma foi aprovada com o auxílio da compra de votos, o que foi comprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento da Ação Pena 470, que ficou conhecida como "mensalão".
As entidades unidas na campanha vão promover um abaixo-assinado em todo o Brasil, coletando assinaturas de cidadãos contrários à aprovação da reforma que retirou direitos de milhões de trabalhadores. 
Fonte: Jornal da Condsef / fevereiro de 2013

Lançamento da Campanha Salarial é dia 20


Campanha Salarial e oficina sobre negociação coletiva e direito de greve marcam semana de atividades com participação da Condsef
A próxima semana será intensa para os servidores da base da Condsef. A partir de segunda-feira, 18, atividades vão marcar a caminhada de luta da categoria por melhores condições de trabalho e serviços públicos de qualidade para o Brasil. Entre as ações de destaque está o lançamento da Campanha Salarial 2013 na quarta, 20, que mais uma vez vai unir 31 entidades nacionais que representam o conjunto de servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário em torno de uma pauta de reivindicações já protocolada em oito setores do governo.
O lançamento da campanha será marcado por um ato em frente ao Bloco K do Ministério do Planejamento, a partir das 9 horas, onde os servidores vão buscar uma audiência com a ministra Miriam Belchior. Um dia antes, na terça, 19, a Condsef participa de uma reunião às 15 horas no Ministério do Planejamento que vai pautar a agenda específica da base da entidade.
Veja mais: www.condsef.org.br

Envio de projetos com reajustes para os servidores públicos

Condsef busca reunião com relator de proposta que estende prazo para envio de projetos com reajustes para funcionalismo
A Condsef busca uma reunião com o senador Antônio Carlos Valadares, relator de uma proposta (PLN 55/12) que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O PLN 55/12 estende para o dia 31 de dezembro o prazo para envio de projetos com reajustes salariais para o funcionalismo e deve ser votado junto com o orçamento da União no próximo dia 19. No entanto, a proposta considera apenas a LDO que trata do orçamento de 2013.
Um dos objetivos da Condsef em se reunir com Valadares é levar a ele a importância de tornar o prazo de 31 de dezembro algo permanente. Para entidades que representam servidores nas mesas de negociação com o governo, o atual prazo de 31 de agosto, estabelecido em 2008, estrangula os debates gerando o envio de propostas que levam a uma corrida por emendas. O processo termina gerando situações que acabam prejudicando servidores e poderiam ser evitadas se houvesse tempo maior para a formulação dos projetos de lei baseados nos itens negociados. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

MP confirma a primeira reunião do ano


Planejamento confirma para o dia 19 a primeira reunião deste ano de pauta específica da base da Condsef 
Foi confirmada pela Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento a data para a primeira reunião de 2013 que vai tratar da pauta específica dos setores da base da Condsef. O encontro acontece na terça-feira, 19, às 15 horas. Além de fortalecer a campanha salarial unificada dos federais, a Condsef segue lutando também pelo atendimento das demandas específicas de setores de sua base.
Em janeiro a Condsef chegou a enviar um documento listando itens que devem fazer parte das negociações e estão assegurados em termos de acordo assinados entre a Confederação e o Planejamento. Confira os principais itens desse documento no site: www.condsef.org.br

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Equiparação do auxílio-alimentação


Processo que reivindica equiparação do auxílio-alimentação do Executivo com demais poderes continua aguardando julgamento no STF         
        
Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) divulgada na última quarta-feira (6/02), gerou dúvidas em servidores públicos federais que reivindicam a equiparação do auxílio-alimentação do Executivo com os demais poderes.
A assessoria jurídica da Condsef esclarece que o STF deixou de reconhecer um recurso extraordinário que discutia o direito ao reajuste mensal, pelo governo do Rio Grande do Sul, do valor do vale-alimentação naquele estado. O processo julgado no STF foi ajuizado por uma servidora pública estadual e foi fundamentada numa Lei (10.002/93) do estado do Rio Grande do Sul. Nesse caso, a maioria dos ministros do STF entendeu que o processo devia ser discutido na aplicação da lei local (estadual), não havendo, portanto, matéria constitucional, determinando assim o retorno da ação para o estado do RS.
Já o Recurso Extraordinário que questiona a equiparação do auxílio-alimentação do Executivo com os demais poderes continua aguardando julgamento no Supremo. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

Sindsep-RR volta ao MPF e pede providências contra a Sesai

Presidente do Sindsep-RR, Gilberto Rosas, vai ao MPF fazer reivindicações em favor dos 18 motoristas abandonados pela Sesai. Vem chumbo grosso por aí...
Sindsep-RR volta ao MPF para ver andamento da ação protocolada contra contra a Sesai
Hoje de manhã o presidente do Sindsep-RR, Gilberto Rosas, voltou ao Ministério Público Federal em Roraima com o procurador Alisson Nelicio Cirilo Campos para pedir providências em relação a denúncia protocolada no MPF, no dia 18 de janeiro, contra ato da Secretaria de Saúde Indígena no Estado de Roraima (Sesai) que impediu 18 motoristas lotados no referido órgão de exercer suas funções a partir do dia 20 de novembro do ano passado, sem motivos justificáveis.
Para o presidente do Sindicato é inconcebível que um órgão público faça a contratação de 150 motoristas, através de uma empresa terceirizada, e ponha de lado 18 servidores públicos que há anos prestavam serviços na área indígena, dizendo que eles precisavam apenas assinar o ponto e nada mais. “Isso é ilegal e imoral”, reclamou.
O presidente do Sindicato espera que o Ministério Público Federal tome providências urgentes para apuração de possíveis irregularidades cometidas pela coordenadora do Distrito Sanitário Leste (Dsei-Leste), Dorotéia Gomes, contra a vida funcional desses motoristas.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ministério da Saúde fala em concurso na Sesai

MS fala em concurso na Sesai para 4 mil cargos e possível cota indígena. MI 880 também esteve em pauta
Nesta terça-feira, 5, a Condsef participou de reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde (MS). No encontro também estiveram presentes representantes do MS e das entidades Fenasps e CNTSS. Entre os temas pautados estavam a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), o Mandado de Injunção (MI) 880, além da busca de um calendário de reuniões para este ano.
O primeiro assunto tratado foi saúde indígena e formas de fortalecer a Sesai com implantação de políticas públicas para o setor. A criação de uma gratificação específica para a área de saúde indígena está em pauta. Nos últimos dois anos essa discussão não avançou sob alegação do governo de que foram priorizadas soluções para garantir a estruturação da Sesai.
Um concurso estava previsto para o ano passado, mas três propostas estão sendo estudadas para serem incluídas em edital: a garantia de cotas para índios, considerar pontuação para quem já trabalha na área de saúde indígena, além da exigência de conhecimento na área para os candidatos. Ainda não há data para o lançamento de um edital, mas há previsão de que 4.041 cargos sejam abertos. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Carta Aberta dos Servidores da Funai


CARTA ABERTA DOS SERVIDORES DA FUNAI

Hoje faz sete meses que iniciamos nossa greve dos servidores da FUNAI em Roraima e, creio, ser um bom momento para olharmos para trás e fazermos um balanço mais crítico do movimento, seus ganhos e suas dificuldades.
Lembro que nossa pauta era extensa, do tamanho dos problemas da FUNAI e da luta dos povos indígenas. Incluía desde a aprovação do novo Estatuto dos Povos Indígenas; o aumento do orçamento para atendimento das demandas indígenas; passando pela criação do plano de carreira indigenista; a regulamentação do poder de polícia da FUNAI; até a completa e efetiva reestruturação do órgão indigenista oficial, com a construção e equipagem das Coordenações Técnicas Locais, criadas pelo Decreto 7.056 de 2009, para um atendimento digno e eficaz nas pontas, onde efetivamente estão os povos indígenas. Ao todo, vinte e um itens de reivindicação.
Desses, somente aquele relacionado a reajuste dos benefícios, ainda que parcialmente, foi atendido, com aumento do auxílio alimentação e da contrapartida do governo no plano de saúde. Nossos salários-base não tiveram qualquer valorização e não há nenhuma perspectiva de se instaurar uma política salarial permanente, como queríamos. Somente as gratificações tiveram incremento (média de 15%), o qual, parcelado em três anos, será, no máximo, suficiente para repor as perdas pela inflação no período.
Os demais itens foram retirados, pelo Governo, das mesas de negociação, sob a promessa de que seriam discutidos com os trabalhadores, em instâncias apropriadas e com o tempo necessário. No próximo dia 19, ocorrerá a primeira reunião para esse fim, em Brasília, na sede da CONDSEF (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), na chamada Plenária Setorial da FUNAI. Talvez esse tenha sido o principal ganho do nosso movimento: a inclusão das demandas dos trabalhadores da FUNAI na pauta de discussões sindicais com o Governo Federal. O que não é pouco.
Some-se a isso, enquanto resultado positivo, o crescimento da consciência dos trabalhadores sobre os problemas enfrentados no dia-a-dia de suas funções e acerca da necessidade de lutar, de forma organizada, para superar esses mesmos problemas. Percebeu-se isso, especialmente, entre os servidores mais novos, aqueles que ingressaram pelo último concurso da FUNAI, realizado em 2010.
Aliás, a ausência no movimento e, até, a indiferença de muitos servidores antigos, quando não chegavam a nos hostilizar, pode ser apontada como uma das dificuldades que nosso movimento enfrentou para avançar na pauta de reivindicações. Aliada ainda à nossa inexperiência em lutas deste tipo, quando acreditamos que poderíamos iniciar a greve sem ter antes articulado com o movimento indígena o seu apoio, imprescindível para fazer a devida pressão sobre o Governo. Tentamos fazer essa articulação no decorrer dos acontecimentos, com a greve já deflagrada, e não tivemos o acolhimento que precisávamos por parte dos indígenas, que, em alguns casos, sequer nos receberam em suas organizações.
A principal causa, porém, para o nosso fracasso parcial ou a nossa vitória incompleta deve ser atribuída à forma como o Governo lidou com o movimento grevista, respaldado pela grande mídia. Desde a falta de diálogo efetivo com as representações sindicais e trabalhistas, que apresentaram propostas ao Governo com seis meses de antecedência à greve, às atitudes truculentas de tentar substituir servidores concursados por terceirizados contratados às pressas, com base em Decreto espúrio publicado em meio à greve, e de cortar integralmente os salários dos grevistas, como nunca tinha acontecido antes. Ainda sim, o movimento resistiu por quase dois meses, ao fim dos quais, e após acordo firmado com o Governo, retornou ao trabalho.
Ficaram importantes lições a serem lembradas em movimentos futuros, como a necessidade de planejamento que inclua a participação tanto dos servidores antigos quanto dos novos, bem como dos povos indígenas. Acima de tudo, ficou a esperança de que podemos fazer alguma coisa para melhorar nossas condições de trabalho e realmente prestar serviços de qualidade aos indígenas de Roraima, ainda que não sejamos compreendidos por algumas lideranças indígenas e indigenistas, pois é a nossa consciência o que nos move.
Portanto, a luta continua!
Boa Vista-RR, 04 de fevereiro de 2013.

Thiago B. Lied
Indigenista Especializado da FUNAI
Mestre em Direito Econômico e Socioambiental

Condsef cobra decreto que regulamenta progressões no Inep e FNDE,


Condsef cobra decreto que regulamenta progressões no Inep e FNDE, correção em GQ´s e criação para categorias que não possuem
A Condsef segue cobrando do Ministério do Planejamento a publicação de um Decreto que regulamente progressões nas carreiras do Inep e FNDE. Há mais de quatro anos servidores dessas categorias aguardam essa regulamentação que enquanto não ocorre continua trazendo prejuízos desnecessários aos trabalhadores.
Mesma situação que viveram os servidores de carreiras que no final do ano tiveram a regulamentação de gratificações de qualificação (GQ´s) com a publicação do Decreto 7.876/12. No entanto, neste decreto já foi detectada uma inconstância nas GQ´s de servidores do IBGE, Inmetro, INPI, Ciência e Tecnologia e Fiocruz.
Esses setores provavelmente terão que aguardar a publicação de um novo instrumento regulatório de suas GQ´s. O tema está em discussão também no Planejamento. Há expectativa de que em dois meses um novo decreto possa ser publicado corrigindo os critérios de GQ’s dessas categorias. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

Presidente do Sindsep-RR se reúne com secretária de Educação do Estado

Presidente do Sindsep-RR, Gilberto Rosas

O presidente do Sindsep-RR, Gilberto Rosas, acompanhado do assessor Jurídico do Sindicato, Ronald Rossi Ferreira, e do diretor Jurídico, José Carlos de Oliveira Gibim, estiveram hoje a tarde na Secretaria de Educação do Estado de Roraima, em reunião com a secretária Lenir Veras. O objetivo da visita foi a avaliação de desempenho para progressão dos docentes da carreira do ensino básico técnico e tecnológico.
Gilberto Rosas informou que a secretária se mostrou sensibilizada com a reivindicação do Sindicato e que ainda este mês estará chamando os professores para uma assembléia geral para prestar esclarecimentos sobre o assunto.  

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Condsef vai questionar judicialmente novo regime de Previdência Pública que entra hoje em vigor        
          Apesar de diversas manifestações contrárias, o governo não cedeu e divulgou nesta segunda-feira a implantação do novo regime de previdência complementar que será operado pela Fundação Previdenciária do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe). A partir desta data, os servidores que ingressarem no Executivo com remuneração acima do teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) vão precisar optar pelo novo regime caso queiram se aposentar com o valor integral de seus salários.
A Condsef continua criticando a implantação do fundo que joga para os servidores novatos a conta de um suposto déficit da Previdência Pública questionado por diversos especialistas. Para a Condsef, a criação deste fundo - que impõe ao servidor uma contribuição certa com retorno incerto - é uma medida apenas para “inglês ver” já que seus efeitos, se sentidos, só devem ocorrer em algumas décadas.
A entidade tem como objetivo atacar a essência da criação do fundo questionando judicialmente a Emenda Constitucional (EC) 41. Para isso, a Condsef solicitou um estudo a sua assessoria jurídica em busca da anulação da Reforma da Previdência aprovada em 2003. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Condsef comemora suspensão da cobrança do Imposto Sindical


 No último dia 15 de janeiro o Ministério do Trabalho e Emprego tornou sem efeito a cobrança compulsória de Imposto Sindical dos servidores. Desde setembro de 2008, quando foi editada a Instrução Normativa nº 1 e o imposto passou a ser recolhido, a Condsef e outras entidades sindicais contrárias à prática lutavam para que a cobrança fosse abolida.
A Confederação sempre defendeu que quem deve manter entidades sindicais são filiados que contribuem de forma voluntária. Desde sua origem, há mais de duas décadas, a Condsef e seus sindicatos gerais foram construídos e são mantidos pelos trabalhadores.
A acertada determinação do ministro do Trabalho, Brizola Neto, foi comemorada e vem atender a uma importante reivindicação da categoria. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Reajustes dos servidores federais em janeiro

          Reajustes dos servidores federais em janeiro é maior do que o reajuste do salário mínimo
Os servidores públicos federais estão recebendo no contracheque de janeiro o reajuste tirado da greve da categoria em 2012, sob o comando dos sindicatos da base e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). Mobilização esta que reuniu milhares de servidores federais nos Estados e em Brasília e redundou em greve da categoria para pressionar o governo a negociar.
Segundo avaliação do presidente do Sindsep-RR, Gilberto Rosas, o ganho médio dos servidores públicos federais no reajuste das gratificações e no auxílio alimentação foi maior do que o reajuste do salário mínimo, que foi de R$ 56,00. Para exemplificar ele lembrou que só o auxílio alimentação teve um aumento de R$ 69,00, saltando de R$ 304,00 para R$ 373,00.
Gilberto observou que o reajuste não foi o esperado nem o merecido pelos servidores, contudo o Sindicato e a Condsef continuarão lutando para negociar as diversas reivindicações dos servidores. As principais são: equiparação do tique-alimentação dos servidores do Poder Executivo com os outros poderes; isonomia entre aposentados e ativos; planos de cargos e salários, entre outras.
No próximo dia 20 de fevereiro é o lançamento, em Brasília, da Campanha Salarial Unificada 2013. O presidente do Sindicato chama os servidores para participarem dessa mobilização nacional.