quarta-feira, 27 de março de 2013

Geap sofre intervenção da ANS


     Após decisão desfavorável no STF, Geap sofre intervenção da ANS. 600 mil podem ficar sem assistência médica. Entidades se reuniram nessa quarta para buscar soluções em meio à crise             
     A Geap (Fundação de Seguridade Social) está passando por uma crise sem precedentes em sua história. Criada pelos próprios servidores de quatro órgãos públicos (Ministério da Previdência, da Saúde, Dataprev e INSS), a Geap despontou como um plano de autogestão, opção que garantia aos servidores o pagamento de valores justos e a segurança de assistência médica para eles e seus dependentes naturais, até que o SUS (Sistema Único de Saúde) ganhe a atenção fundamental por parte do governo e possa assumir integralmente sua missão de suprir a demanda por saúde da população brasileira. 
     A Geap foi pioneira no modelo de autogestão e, no setor público, outros planos começaram a ser criados nos mesmos moldes. Hoje, depois de quase 70 anos, a Geap possui convênios com 88 órgãos públicos. Ao todo, quase 600 mil são assistidos pelo plano que passa por momento difícil. 
     A informação de que a ANS e a Previc decidiram promover a intervenção na Geap por um período de um ano, somada à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de interromper os contratos sem licitação com órgãos que não são os criadores originais do plano, coloca todos os segurados do plano em situação delicada. 
    LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

Condsef vai a Funasa em busca de solução para servidores

Condsef vai a Funasa em busca de solução para servidores cedidos ao SUS reconvocados para capitais
A Condsef foi até a Funasa nesta terça-feira buscar uma solução em conjunto com o governo para possibilitar que servidores da Fundação cedidos ao SUS permaneçam nos municípios onde estão lotados. Hoje, cerca de 4.600 servidores da Funasa estão cedidos ao SUS. A maioria atua há mais de vinte anos em municípios onde estabeleceram suas vidas. Recentemente, o Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou o retorno desses servidores à Funasa. Acontece que a Funasa só possui sede nas capitais. A convocação imediata traria um problema sério a trabalhadores que possuem família, filhos em pleno ano letivo e muitos, inclusive com residência própria financiada. Alguns estão lotados há mais de mil quilômetros da capital para onde deveriam retornar. A Funasa concordou em expedir uma nota técnica que será enviada aos gestores do Ministério da Saúde (MS) nos estados justificando os motivos de não haver condições para que servidores retornem imediatamente ao seu órgão de origem.
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

terça-feira, 26 de março de 2013

Decisão do Supremo preocupa Condsef



Decisão do Supremo pode interromper tratamentos de saúde e deixar milhares de servidores sem assistência médica    
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de 18 entidades de classe, entre elas a Condsef, e decidiu que apenas quatro patrocinadores originais da Geap (Fundação de Seguridade Social) podem continuar assistindo a saúde de servidores e suas famílias sem licitação. A decisão deve deixar milhares de servidores sem cobertura médica – a maioria com mais de 60 anos.
A situação gera preocupação entre as entidades e agrava ainda mais uma situação que vem sendo debatida há algum tempo: a necessidade de se aprimorar os planos de autogestão na administração pública. A Condsef, que defende o fortalecimento dos planos de autogestão como a melhor saída para garantir a prestação de assistência médica a grande maioria dos servidores do Executivo, vem tentando agendar uma reunião no Ministério do Planejamento para buscar soluções para a questão. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

domingo, 24 de março de 2013

Estado deve visar a Constituição antes do lucro

Condsef alerta:
Estado deve visar a Constituição antes do lucro        
     No último dia 15, o empresário e presidente da Câmara de Políticas de Gestão, Jorge Gerdau, deu entrevista à Folha de São Paulo opinando sobre a estrutura e funcionamento da administração pública brasileira. O convite para que Gerdau se tornasse conselheiro do governo já foi objeto de críticas; uma vez que a lógica que rege o mercado empresarial não pode ser trazida para o âmbito do Estado, que antes do lucro, deve visar o cumprimento do que prevê nossa Constituição. Está lá que são direitos de todo cidadão a educação, a saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Cabe ao Estado zelar por esses direitos e garantir que todos tenham acesso a eles. Para a Condsef, as opiniões expressas por Jorge Gerdau em sua entrevista não são as de um especialista em administração pública. 
     LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

sexta-feira, 22 de março de 2013

Condsef denuncia descaso com o Arquivo Nacional

Servidores do Arquivo Nacional perecem junto com a história brasileira
    A
situação dos registros históricos brasileiros é cada vez mais preocupante. Quem constata o cenário são os próprios servidores do Arquivo Nacional. A categoria vem denunciando sistematicamente ao governo as condições desfavoráveis em que trabalha e que contribuem para o risco de em pouco tempo o Brasil não contar com nenhuma memória. 
     Este mês, uma chuva forte no Rio de Janeiro, algo comum para a época do ano, provocou um grave estrago em depósitos do Arquivo Nacional. Uma tragédia anunciada que ganhou destaque em jornais como O Globo e a Folha de São Paulo. Tragédia que poderia ser evitada com os investimentos públicos adequados. Infiltrações, fungos, paredes estufadas, são alguns dos problemas apontados por técnicos da própria instituição e que não deveriam fazer parte de um ambiente de preservação histórica. 
     Soma-se aos problemas estruturais o fato de que é crescente o número de servidores que vêm denunciando perseguições e assédio moral por parte de gestores do órgão. A situação já foi denunciada a instâncias do governo pela Associação de Servidores do Arquivo Nacional e o Sintrasef, entidade filiada à Condsef no estado do Rio. 
     LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

quarta-feira, 20 de março de 2013

Pedido de audiência com presidenta Dilma Rousseff


Entidades sindicais unidas no “Espaço Unidade de Ação” formalizam pedido de audiência com presidenta Dilma Rousseff            
        
Integrante de um movimento denominado “Espaço Unidade de Ação”, a Condsef esteve, também com a presença da CSP-Conlutas, nesta quarta-feira na Secretaria Geral da Presidência da República onde foi formalizado um pedido de audiência com a presidenta Dilma Rousseff para o dia 24 de abril. Este é o dia em que o movimento que reúne representantes de diversas entidades do movimento social organizado realizará uma grande marcha na Esplanada dos Ministérios em defesa de uma pauta unificada dos trabalhadores do setor público e privado.
Na Secretaria Geral da Presidência as entidades aproveitaram a oportunidade para relatar a preocupação com o crescente número de denúncias de assédio moral e atos de perseguição por parte de gestores do governo Dilma. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

Reunião com professores do ex-Território superou expectativas do Sindicato

Reunião do Sindsep Roraima com os professores lotou o Auditório do Sebrae/RR
    
     REUNIÃO COM PROFESSORES ATINGIU OBJETIVOS
     A reunião promovida pelo Sindsep Roraima com os professores do ex-Território, ontem no Auditório do Sebrae/RR, superou as expectativas e agradou a Direção do Sindicato.
     O Sindicato, além das informações repassadas pelo presidente da entidade, Gilberto Rosas, pela professora Maria Aparecida Rodrigues do Sindsef/RO, e do Assessor Jurídico do Sindicato, Ronald Rossi Ferreira, ainda distribuiu as tabelas do reajuste dos professores nos anos 2013 a 2015.
     TERMO DE OPÇÃO
     Quanto a assinatura do Termo de Opção, pelos professores do ex-Território que tem curso superior, para a migração para a Carreira do MEC, a professora Aparecida disse que todos devem assinar, porque só existe ganhos e benefícios para esses profissionais da Educação.
    O prazo para assinatura do Termo de Opção é até dia 28 de julho do corrente ano e não até o final de março como havíamos divulgado antes.
    Algumas do encontro com os profissionais da Educação:

O pres. do Sindsep-RR abriu a reunião e passou a palavra para a profª Maria Aparecida do Sindsef-RO
 
Professora Aparecida tirou todas as dúvidas dos docentes do ex-Território
Professores acompanham com interesse a tabela do reajuste salarial

CDE destaca Marcha dos Servidores em abril



CDE destaca Marcha dos Servidores dia 24 de abril            
          
Nesta terça-feira o Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef voltou a se reunir. No encontro de hoje foi reforçado o calendário de atividades do qual a Condsef vai participar entre março e abril.
Destaque para a marcha no dia 24 de abril que está sendo organizada em conjunto com o fórum de entidades em defesa dos servidores e serviços públicos e representantes dos movimentos sociais. Um grande ato na Esplanada dos Ministérios dará destaque para as principais bandeiras de luta dos trabalhadores.
Os servidores voltarão a tentar uma audiência com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A categoria tentou o encontro em fevereiro, no lançamento da Campanha Salarial Unificada 2013, mas não teve o pedido atendido pela ministra. Com o reforço da marcha, a expectativa é de que os servidores sejam recebidos desta vez. 
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

terça-feira, 19 de março de 2013

Hoje o Sindsep Roraima promove reunião com os professores do ex-Território

O presidente do Sindsep Roraima, Gilberto Rosas, quando dava entrevista para a apresentadora Marleide Cavalcante, no Programa Bom Dia Cidade, na TV Ativa, Canal 20.



Presidente do Sindsep, Gilberto Rosas, Maria Aparecida Rodrigues (Sindsef-RO), José Carlos de Oliveira Gibim e Ronald Rossi Ferreira. A equipe faz os útlimos preparativos para a reunião com os professores do ex-Território

Hoje o  Sindsep-RR promove reunião com os professores do ex-Território no Auditório do Sebrae/RR, às 15 horas
           Hoje o Sindsep-RR promove reunião com os professores do ex-Território com o objetivo de levar esclarecimentos sobre as Leis 12.272/12 e 12.778/12, que concedem reajuste salarial aos professores no corrente mês e abre novo prazo para opção na Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Na ocasião o Sindicato estará repassando novas informações e tirando dúvidas sobre a avaliação e progressão dos professores.
          A reunião contará com a presença do presidente do Sindsep-RR, Gilberto Rosas, e com a participação da Assessoria Jurídica do Sindicato e da professora aposentada Maria Aparecida Rodrigues, do Sindsef-RO. Ela vem a Roraima discorrer sobre a importância da assinatura do Termo de Opção para a Carreira do MEC, dos professores que tem nível superior, cujo prazo termina no final deste mês (março).

segunda-feira, 18 de março de 2013

Amanhã, dia 19, Sindsep Roraima promove reunião com professores do ex-Território



SUGESTÃO DE PAUTA
Amanhã, terça-feira, Sindsep-RR promove
reunião com professores do ex-Território

O Sindsep-RR promove reunião com os professores do ex-Território com o objetivo de levar esclarecimentos sobre as Leis 12.272/12 e 12.778/12, que concedem reajuste salarial aos professores no corrente mês e abre novo prazo para opção na Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Na ocasião o Sindicato estará repassando novas informações e tirando dúvidas sobre a avaliação e progressão dos professores.
A reunião contará com a presença do presidente do Sindsep-RR, Gilberto Rosas, e com a participação da Assessoria Jurídica do Sindicato e da professora aposentada Maria Aparecida Rodrigues, do Sindsef-RO. Ela vem a Roraima discorrer sobre a importância da assinatura do Termo de Opção para a Carreira do MEC, dos professores que tem nível superior, cujo prazo termina no final deste mês (março).

Data da reunião: amanhã, terça-feira
Local: Auditório do Sebrae/RR
Endereço - Av. Major Williams esquina com N.Sª da Consolata)
Horário: Período da tarde, às 15 horas

(A reunião será aberta para professores do ex-Território sindicalizados e não sindicalizados. Mais informações: 3224.9988, 3224.2008 e 8119.2519)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Condsef afirma que Governo Federal investe cada vez mais na privatização da saúde

Governo investe cada vez mais na privatização da saúde 
O governo federal tem trilhado um caminho perigoso e sinaliza cada vez mais sua intenção de privatizar a saúde no Brasil. Não é de hoje que o atendimento à saúde da população vem sendo negligenciado pelo Estado. A situação de caos no atendimento em milhares de hospitais públicos é o triste reflexo das decisões tomadas em diversas esferas da administração pública. Ao invés de investir adequadamente no setor e cumprir seu papel estabelecido na Constituição de fornecer saúde de qualidade ao povo brasileiro, o Estado vem transferindo essa obrigação ao setor privado.
O projeto que prevê a criação de fundações estatais de direito privado no âmbito dos hospitais universitários é apenas um exemplo dessa tendência. Mais recentemente, a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde que reúne entidades sindicais e representantes dos movimentos sociais repudiaram um conjunto de medidas que, de acordo com matéria publicada na “Folha de São Paulo” do último dia 27, prevê o amplo favorecimento já amplo no mercado de planos e seguros de saúde. 
LEIA MAIS ...www.condsef.org.br