terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Processo de negociação do ACT 2017/2018 dos empregados da Ebserh começa hoje

Processo de negociação do ACT 2017/2018 dos empregados da Ebserh começa hoje



Depois de ter seu início adiado, começa nessa terça-feira, 31, o processo de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 dos empregados da Ebserh. Serão duas reuniões, uma na terça, 31, e outra na quarta, 1º, que vão acontecer na sede da Ebserh em Brasília. 
Hoje será debatido o regimento da mesa de negociações e a norma de representatividade sindical e no dia 1º a comissão do ACT 2017/2018 deve ser instalada.
Leia mais...

sábado, 28 de janeiro de 2017

Entidades questionam reajuste de 19,5% em plano da Capesesp
Assessoria jurídica da Condsef trabalha com petição para que filiadas ingressem com ações contra reajustes elevados em planos de autogestão
A Condsef esteve no Rio de Janeiro na terça-feira, 24, onde participou de reunião com o presidente da Capesesp, João Paulo dos Reis Neto. Participaram também do encontro a Fenasps e a CNTSS. Entre os temas centrais debatidos estavam o reajuste de 19,5% aplicado pela direção do plano e o programa de saneamento financeiro imposto pela direção da Capesesp aos associados. Todas as entidades representativas dos servidores foram taxativas ao questionar o motivo de um reajuste tão elevado. Sobre isso, a Condsef informou que sua assessoria jurídica trabalha na elaboração de uma petição para que suas filiadas ingressem com ações nos estados contra reajustes considerados abusivos, tanto da Capesesp quanto da Geap.

Fonte: http://www.condsef.org.br/inicial/7495-2701--entidades-questionam-reajuste-de-195-em-plano-da-capesesp

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Cartilhas sobre a mundança de regra na contagem da gratificação para fins de aposentadoria

 Cartilhas sobre a mundança de regra na contagem da gratificação para fins de aposentadoria

 ATENÇÃO SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS!

O Ministério do Planejamento emitiu mensagem informando que está adaptando o sistema Siape Net para efetuar o pagamento da primeira parcela da diferença referente à mudança de regra na contagem da gratificação para fins de aposentadoria. 

Para esclarecer dúvidas sobre esse tema, as assessorias jurídica, econômica e de imprensa da Condsef elaboraram uma cartilha com perguntas e respostas que podem auxiliar os servidores. Acesse aqui
O Ministério do Planejamento também elaborou material sobre o assunto. Acesse aqui.

Cartilha "QUASE LÁ - Perguntas e Respostas sobre a incorporação das Gratificações de Desempenho às aposentadorias e pensões dos servidores do Poder Executivo" (dezembro/2016)

Fonte: http://www.tohy.com.br/sites/beta/condsef/wp-content/uploads/docs/Cartilha.pdf

Siape será adaptado para pagar quem pode receber diferença referente à mudança na regra de gratificação em aposentadoria

Siape será adaptado para pagar quem pode receber diferença referente à mudança na regra de gratificação em aposentadoria 

 Cartilha elaborada pelas assessorias técnicas da Condsef e material feito pelo Ministério do Planejamento esclarecem dúvidas sobre tema


O Ministério do Planejamento emitiu mensagem informando que está adaptando o sistema Siape Net para efetuar o pagamento da primeira parcela da diferença referente à mudança de regra na contagem da gratificação para fins de aposentadoria. A expectativa de acordo com o Planejamento é que em março os valores sejam pagos. Vale lembrar que somente servidores que já assinaram termo de opção aceitando a mudança estão aptos a receber a diferença que será paga retroativa a 1º de janeiro. 
Os servidores têm até o dia 31 de outubro de 2018 para fazer a opção, mas caso não assinem o termo não terão acesso à incorporação dessa diferença. A segunda e a terceira parcela serão incorporadas em 2018 e 2019, conforme prevê a Lei, fruto de um acordo firmado entre a Condsef e o governo em agosto de 2015. 

Fonte:  http://www.condsef.org.br/inicial/7494-2017-01-27-00-03-31

Aposentadoria digna é direito que trabalhadores não devem abrir mão

Aposentadoria digna é direito que trabalhadores não devem abrir mão




Ameaça de uma reforma da Previdência que retira direitos e impõe ampliar tempo de contribuição e idade mínima de aposentadoria deve ser combatida com unidade e muita luta
Num dia 24 de janeiro, em 1923, nascia o sistema que deu origem à Previdência Social no Brasil. É também nesta data que se comemora o Dia do Aposentado. Se do ponto de vista salarial já não há o que comemorar, a ameaça de uma nova reforma da Previdência que retira direitos e impõe ampliar a idade de aposentadoria para homens e mulheres é mais um ataque que precisa ser combatido com unidade e muita luta. Em conjunto com a CUT e outras entidades representativas da classe trabalhadora, a Condsef vai se integrar a uma frente ampla de luta contra a reforma da Previdência e a retirada de direitos. 

Fonte:  http://www.condsef.org.br/inicial/7493-2017-01-25-20-27-48

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Com manifestações em defesa da democracia, direção da Condsef/Fenadsef toma posse para triênio 2017/2020

Com manifestações em defesa da democracia, direção da Condsef/Fenadsef toma posse para triênio 2017/2020

 A direção da Condsef/Fenadsef para o triênio 2017/2020 tomou posse na última sexta-feira, 20, em solenidade que aconteceu em Brasília. A atividade contou com a presença da CUT, da qual a Condsef é filiada, de representantes de entidades filiadas à Confederação de todo o Brasil e entidades co-irmãs na luta em defesa dos servidores e serviços públicos. O tom do evento foi de defesa à democracia e aos direitos da classe trabalhadora. Nos discursos ficou clara a motivação da Condsef/Fenadsef em trabalhar pela unidade e mobilização dos trabalhadores para enfrentar os desafios que esta conjuntura está impondo a maioria da população.

Fonte:  http://www.condsef.org.br/inicial/7492-2017-01-23-20-19-44

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Condsef se une à frente em defesa da Previdência Social

Condsef se une à frente em defesa da Previdência Social

A Condsef participou nesta quinta-feira de um encontro na Comissão de Legislação Participativa na Câmara dos Deputados onde foi criada uma frente em defesa da Previdência Social. Essa frente é formada por representantes de centrais sindicais, entre elas a CUT, confederações, federações e diversas entidades representativas da classe trabalhadora. A intenção é somar forças para garantir um trabalho importante capaz de barrar outra ameaça a direitos: a PEC 287/16, enviada pelo governo ao Congresso Nacional no início de dezembro do ano passado com a proposta de minimizar a Previdência pública. Confira aqui estudo feito pelo Dieese sobre o tema.
Leia mais...

Sindsep Roraima faz reunião no Ministério do Trabalho em Boa Vista

PAUTA DA REUNIÃO DO SINDSEP NA SUPERINTENDÊNCIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO EM BOA VISTA, RORAIMA
José Carlos de Oliveira Gibim, presidente do Sindsep-RR
 Na quarta-feira (18/01), a Direção do Sindsep Roraima realizou reunião com os servidores públicos federais na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho (MTB). A pauta do encontro foi a eleição do delegado sindical da entidade no órgão; discussão dos impactos da PEC 241 (PEC 55) na vida do funcionalismo público e da sociedade brasileira; os efeitos da Reforma da Previdência proposta pelo Governo Temer e suas implicações nas regras atuais; estratégias de mobilização da categoria no corrente ano para contrapor ao arrocho salarial e econômico promovido do atual governo, entre outros assuntos.
Servidor público Valdemar Ferreira Cunha 
A reunião, sob o comando do novo presidente do Sindsep-RR, José Carlos de Oliveira Gibim, foi acalorada, com a participação ativa dos servidores do órgão, sindicalizados e não sindicalizados. No final do encontro os servidores sindicalizados elegeram Valdemar Ferreira Cunha como delegado sindical do Sindsep no Ministério do Trabalho. A partir de hoje ele será o porta-voz do sindicato no MTB com a incumbência de manter seus colegas informados sobre as deliberações do sindicato a favor da categoria. Também será um agente de mobilização dos servidores em defesa dos seus direitos.
José Carlos Gibim apontou a direção de sua gestão, suas principais bandeiras de luta e obteve o apoio incondicional dos colegas na sua dinâmica de trabalho, cujo lema é desde sua campanha à Presidência do Sindsep: “Nenhum passo atrás, nenhum direito a menos”. 




quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Servidores começam discussão que vai definir pauta unificada da campanha salarial da categoria

Servidores começam discussão que vai definir pauta unificada da campanha salarial da categoria

 O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) fez sua primeira reunião do ano nesta quarta-feira, 18. As entidades que representam o conjunto dos servidores das Três Esferas e as centrais sindicais que compõem o Fonasefe deram início ao debate que vai definir qual será a pauta unificada da campanha salarial da categoria deste ano. Uma reunião ampliada foi agendada para o dia 9 de fevereiro quando os representantes do fórum devem definir essa pauta.
Leia mais...

Funai: novo presidente assume compromisso de retomar negociações do PCI

Funai: novo presidente assume compromisso de retomar negociações do PCI 


O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antonio Fernandes Toninho Costa, se reuniu com os servidores do órgão na manhã desta terça-feira (17/01) para se apresentar e falar dos seus planos para a instituição. 
A atividade contou com a participação do secretário-geral da Condsef e da Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, e da coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora do Sindsep-DF, Thereza Alencar (que também é servidora da fundação).

Fonte: www.condsef.org.br
 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Servidores inscrevem chapa para eleições em conselhos da Geap

Servidores inscrevem chapa para eleições em conselhos da Geap 

 
Na última sexta-feira, 13, Condsef, CNTSS, Anasps, Fenadados e Anesg inscreveram uma chapa para disputar as eleições para o Conad e Confis, os conselhos administrativo e fiscal da Geap Saúde. A "Nossa Chapa" entra na disputa para buscar maior participação de representantes da categoria nas decisões do plano de autogestão que atende a maioria dos servidores e seus dependentes. As eleições acontecem no dia 20 de fevereiro.
Leia mais...

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Agenda da semana tem reunião do Fórum dos Federais e posse da nova direção Condsef/Fenadsef

Agenda da semana tem reunião do Fórum dos Federais e posse da nova direção Condsef/Fenadsef

Nesta terça-feira, 17, as entidades reunidas no Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) terão primeiro encontro do ano. Na pauta vão estar os principais desafios e pautas de reivindicação que devem compor a campanha salarial unificada da categoria em 2017. Os servidores sabem que este será um ano de grandes dificuldades. A aprovação da PEC 55/16 que congela investimentos públicos por 20 anos dá o tom dos obstáculos que certamente virão. Mas a categoria deve estar preparada. A unidade será fundamental para que se atravesse esse momento sem a retirada de direitos e lutando para que se avance em pautas prioritárias.
Leia mais...

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Entenda a mudança de regra que vai garantir a incorporação de gratificações às aposentadorias

Entenda a mudança de regra que vai garantir a incorporação de gratificações às aposentadorias

Cartilhas desenvolvidas por Condsef e Ministério do Planejamento trazem perguntas e respostas para entender o que muda. Mais de 350 mil servidores estão entre beneficiados

O processo de negociações de 2015 marcou uma importante conquista para servidores federais da base da Condsef. Um acordo possibilitou a mudança na regra da incorporação de gratificações às aposentadorias, o que vai beneficiar mais de 350 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas. 
Para entender o que mudou e saber como ficarão os valores das aposentadorias o servidor deve estar atento às mudanças trazidas pelas leis 13.324, 13.325, 13.326, 13.327 e 13.328, publicadas em 29 de julho de 2016, referentes a reajustes salariais e incorporação das GDs, dentre outros temas. A incorporação da nova regra se dará ao longo de três anos (2017-2018-2019).

Leia mais:  http://www.condsef.org.br/inicial/7486-2017-01-11-20-35-07

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Adiada a reunião que iniciaria as negociações do ACT 2017/2018 dos empregados da Ebserh

Adiada para o dia 31 de janeiro reunião que inicia negociações do ACT 2017/2018 dos empregados da Ebserh

A Diretoria de Gestão de Pessoas da Ebserh enviou um comunicado à Condsef nesta segunda-feira informando o adiamento das reuniões da mesa que daria início às negociações do ACT 2017/2018 dos empregados da empresa. As reuniões que estavam previstas para os dias 18 e 19 de janeiro foram remarcadas para os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Os encontros vão ocorrer às 14 horas na sede da Ebserh em Brasília. A pauta das reuniões segue inalterada. No dia 31 será debatido regimento da mesa de negociações e a norma de representativa sindical e no dia 1º a comissão do ACT 2017/2018 deve ser instalada.

Leia mais: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1437081827614724403#editor/target=post;postID=2562318744416064065

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Condsef busca retomada de negociações para todos os setores de sua base

Condsef busca retomada de negociações para todos os setores de sua base

Ao longo deste mês entidade vai enviar ofícios ao Planejamento e todos os ministérios solicitando retomada de negociações para demandas prioritárias e pendentes
Com resultado dos encontros de todos os setores de sua base, que aconteceram durante o XII CONCONDSEF, em Cuiabá, a Condsef está preparando ofícios que vai encaminhar ao Ministério do Planejamento e demais ministérios de cada categoria que representa. Ao longo deste mês de janeiro a entidade vai organizar as demandas prioritárias aprovadas nos encontros setoriais e listar também pendências já negociadas e ainda não atendidas pelo governo.
Leia mais: http://www.condsef.org.br/inicial/7470-2017-01-06-19-18-34

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Ministério do Planejamento promete retomar diálogo sobre inclusão de servidores do PGPE no PCCTM

Ministério da Defesa diz que aguarda Planejamento para retomar diálogo sobre inclusão de servidores do PGPE no PCCTM

 Em resposta a um ofício (veja aqui) encaminhado pela Condsef em setembro solicitando audiência para buscar solução para a inclusão de servidores civis do PGPE lotados em órgãos militares na Carreira de Tecnologia Militar (PCCTM), o Ministério da Defesa informou que aguarda definição do Ministério do Planejamento sobre formação e início de trabalhados de um comitê para debater a questão. A garantia de debate deste tema está em acordo que foi firmado com o governo em 2015. A resposta do Ministério da Defesa foi dada em documento enviado à Confederação que pode ser acessado aqui.

Leia mais: http://www.condsef.org.br/inicial/7469-2017-01-05-20-57-06 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Proposta dos empregados da Ebserh para ACT 2017/2018 é apresentada à empresa

Proposta dos empregados da Ebserh para ACT 2017/2018 é apresentada à empresa 


 Seguindo os prazos estabelecidos no processo de negociações com a Ebserh, a Condsef e a Fenadsef protocolaram no último dia 29 a proposta de ACT 2017/2018 aprovada pelos empregados da Ebserh em plenária nacional da categoria. Veja aqui o ofício. Confira aqui a proposta. Entre as cláusulas econômicas a categoria elegeu como pontos prioritários de negociação o reajuste salarial e de benefícios, além de pleitear a concessão de novos auxílios e gratificações. Nas cláusulas sociais os destaques foram o reconhecimento de atestados, concessão de abono e jornada especial.

Leia mais...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Manifesto aprovado no último Congresso da Condsef dá o tom da resistência e luta dos servidores para este ano

Manifesto aprovado no último Congresso da Condsef dá o tom da resistência e luta dos servidores para este ano 

Confira a íntegra do manifesto aprovado por representantes da maioria dos servidores do Executivo Federal no XII CONCONDSEF.

Manifesto do XII CONCONDSEF em defesa do emprego, do salário, dos serviços públicos e da nação:
FORA TEMER! NENHUM DIREITO A MENOS!
O governo golpista se apressa para acabar com o serviço público, retirar direitos do povo trabalhador e entregar riquezas do Brasil às grandes potencias. Atolados em corrupção, seis ministros já caíram em seis meses.
Congelamento do orçamento por 20 anos (PEC 55/2016), contra-reforma da previdência, entrega do pré-sal, PDVs no BB e CEF, desmonte da Petrobras. STF fazendo a contra-reforma trabalhista: ataque ao direito de greve dos servidores, fim da ultratividade nos acordos coletivos, negação da desaposentação, terceirizações sem limites... 

Leia mais:  http://www.condsef.org.br/inicial/7467-2017-01-03-21-11-04

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

MP 765/16 resolve situação pendente de cargos da Gacen deixados de fora na Lei 11.907/09

MP 765/16 resolve situação pendente de cargos da Gacen deixados de fora na Lei 11.907/09 



 Foi publicada na quinta-feira, 29, a Medida Provisória (MP) N° 765 – veja aqui – que traz reajustes de categorias que ainda não tinham recebido o que foi negociado em acordo. Nessa mesma MP, no artigo 92, vem resolvida questão que estava pendente ligada aos cargos da Gacen para aposentados (as). No artigo, estão incluídos os cargos que equivocadamente foram deixados de fora na Lei 11.907/2009. Mais um problema resolvido. Uma vitória da Condsef e da categoria.

Fonte: www.condsef.org.br