segunda-feira, 13 de maio de 2013

Condsef sedia debate sobre a EBSERH


Em seminário sobre EBSERH, servidores debatem intercâmbio de médicos estrangeiros, mas destacam necessidade do Estado garantir condições para atuação de profissionais concursados brasileiros                    
Nesta segunda-feira a Condsef sediou um seminário que abordou e debateu a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). O debate contou com a exposição de dois profissionais que atuam em hospitais universitários: Lígia Regina Martins, do Hospital Universitário Antônio Pedro de Niterói (RJ) e Rolando Rubens Malvásio, do Hospital Universitário de Uberaba (MG). O debate sobre a criação de empresas estatais de direito privado para administrar setores essenciais reaparece no momento em que o governo sinaliza a intenção de contratar médicos estrangeiros para atuar em regiões distantes dos centros urbanos. 
     O assunto tem gerado polêmica e leva a uma fundamental reflexão: não se trata apenas de se posicionar contra ou a favor do intercâmbio de profissionais estrangeiros. No mérito do tema, com orientação do Conselho Nacional de Medicina, os servidores não são contrários a esta ação que pode auxiliar, sem a substituição de profissionais brasileiros, no atendimento à saúde da população em diversas regiões do País. 
     A categoria, entretanto, faz ressalvas importantes, já que antes de qualquer coisa, o Estado deve investir em servidores devidamente concursados e assegurar as condições ideais para o exercício da profissão, a começar por uma carreira consistente que reconheça o profissional da saúde e investimentos que garantam atendimento digno e adequado à população.
   LEIA MAIS ... www.condsef.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário