Descaso do governo com questão indígena tem custado muitas vidas. Políticas públicas para solução de problemas passa pelo fortalecimento da Funai
A Condsef assiste preocupada aos últimos acontecimentos que envolveram a reintegração de posse de terras indígenas, mais recentemente no estado do Mato Grosso do Sul, e que tem custava a vida de muitos índios. A entidade repudia ações violentas que remetem ao tempo em que milhares de índios foram exterminados em nome da colonização. Talvez mais violentos do que seus pioneiros, os colonizadores de agora insistem em ignorar determinações judiciais e do próprio governo, por meio da Funai, e dificultam a reinteração de posse de terras reconhecidamente indígenas.
Atendendo ao instinto guerreiro e buscando o reconhecimento do direito as suas terras, os índios tem sido frequentes vítimas de atos de violência. Nos últimos anos, só no MS onde o conflito mais recente está instalado, mais de 300 índios foram vítimas de assassinato. Para buscar solução para os impasses, lideranças indígenas virão à Brasília e querem uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff. Mas ao que tudo indica, não devem ser recebidos.
LEIA MAIS ... www.condsef.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário