terça-feira, 24 de julho de 2018

Gás de cozinha e combustíveis aumentaram três vezes mais do que a inflação

Gás de cozinha e combustíveis aumentaram três vezes mais do que a inflação


Os preços da gasolina, diesel, etanol e gás de cozinha subiram, em média, três vezes mais do que a inflação, após dois anos do golpe de 2016. Para reverter essa situação, CUT e centrais realizam o Dia do Basta.

Desde o golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff, eleita democraticamente com mais de 54 milhões de votos, em maio de 2016, o governo golpista e ilegítimo de Michel Temer (MDB-SP) tem realizado constantes reajustes nos preços dos combustíveis e no gás de cozinha que impactam diretamente no bolso de todos os brasileiros e brasileiras.

Segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação de junho de 2016 a junho de 2018 chegou a 8%. No entanto, o gás de cozinha, nesse mesmo período, teve um reajuste de 25,9%; a gasolina comum subiu 24,4%; o etanol 20,9%; e o óleo diesel 14,2%.

Já os dados da Federação Única dos Petroleiros (FUP) mostram que, nos primeiros 90 dias após julho de 2017, quando a Petrobras mudou a política de preços e o governo golpista aumentou em 30% as alíquotas de PIS/Cofins, foram 58 reajustes nos valores dos combustíveis. O preço da gasolina subiu 50,04% e o diesel 52,15%, um aumento 25 vezes superior à inflação do período.

Fonte: https://www.cut.org.br/…/gas-de-cozinha-e-combustiveis-aume…

Nenhum comentário:

Postar um comentário