sexta-feira, 30 de março de 2018

Reuniões no Ministério do Planejamento e na Funai

Condsef/Fenadsef faz reuniões no Ministério do Planejamento e na Funai
Além de reuniões no Planejamento onde cobrou cumprimento de acordos firmados em 2015 e rodada de negociação do ACT dos empregados da Ebserh, a Condsef/Fenadsef participou de reunião na Funai para debater demandas específicas da categoria. Os detalhes dessa reunião divulgaremos na segunda-feira, 2.
(Foto: Cristiano Porfirio / Sindsep-DF)

quinta-feira, 29 de março de 2018

Empregados da Ebserh realizam assembleias até 4 de abril para debater processo de negociação do ACT da categoria

Empregados da Ebserh realizam assembleias até 4 de abril para debater processo de negociação do ACT da categoria

Após última rodada de negociações com a empresa (foto), comissão nacional dos empregados avalia que base deve estar mobilizada e em estado de greve na busca de avanços no acordo.
Mais detalhes e a íntegra do relatório em nossa páginahttp://www.condsef.org.br/inicial/7791-2018-03-28-21-34-44

quarta-feira, 28 de março de 2018

Condsef/Fenadsef cobra no Ministério do Planejamento acordos específicos pendentes há mais de 30 meses

Condsef/Fenadsef cobra no Ministério do Planejamento acordos específicos de setores de sua base pendentes há mais de 30 meses

Desde 2015, quando foram firmados, muitos acordos seguem não atendidos. Todos os mais de 20 termos assinados possuem cláusulas não cumpridas pelo governo.
Ontem a Condsef/Fenadsef esteve também em reuniões na sede da Funai e na Ebserh que debate ACT dos empregados.
Os detalhes de todas essas reuniões e a confirmação de calendários de próximos encontros no Planejamento serão divulgados aqui ainda essa semana e assim que confirmadas novas reuniões.

Mais em http://www.condsef.org.br/inicial/7790-2018-03-27-21-51-28

terça-feira, 27 de março de 2018

Com impasse em negociações de ACT, empregados da Conab devem recorrer à mediação no TST

Com impasse em negociações de ACT, empregados da Conab devem recorrer à mediação no TST

Empregados da Conab devem recorrer à mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para tentar dissolver impasses no processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 da categoria. Ao longo de três dias na semana passada nos dias 20, 21 e 22 representantes da empresa se reuniram com a Comissão Nacional dos Empregados, a Fenadsef, Fisenge e Asnab. A categoria demanda uma reposição de perdas históricas de 3,04% que compreendem o período que vai de 2008 a 2016, um aumento real de 3% e reposição inflacionária. Como referência vale destacar que o IPCA do período relativo a data-base do setor foi de 2,46% e o INPC registrou 1,73%. 

sexta-feira, 23 de março de 2018

Encerramento do Fórum Alternativo Mundial da Água

ENCERRAMENTO DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA

Em semana marcada pelo maior apagão de energia elétrica da história do Brasil, uma das consequências de privatizar setor que usa água como maior bem gerador de energia, mais de 7 mil marcham e protestam contra mercantilização da água no encerramento do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama). Confira no link o documento final do fórum.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Condsef/Fenadsef participa do X CONSEF

Condsef/Fenadsef participa do X CONSEF


CONSEF é o Congresso do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep/MA). O evento está sendo transmitido ao vivo pela página do Sindsep no Facebook. Acompanhe.

Fonte: https://www.facebook.com/condsef/photos/a.898680036856369.1073741850.216302945094085/1771256066265424/?type=3&theater

quarta-feira, 21 de março de 2018

Acontece em Brasília o Fórum Mundial da Água

ACONTECE EM BRASÍLIA O FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA


Acontece essa semana, em Brasília, o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama). O encontro, paralelo ao 8º Fórum Mundial da Água, propõe um debate alternativo sobre nosso recurso natural e bem mais precioso na Terra. O Brasil é o País com a maior reserva hidrológica do mundo e precisamos discutir esse recurso indispensável para a vida no mundo.
A Condsef/Fenadsef foi convidada para o debate e deve integrar as agendas propostas pelo Fama. Em meio a crises de racionamento, alterações climáticas preocupantes, há no Senado um projeto (PLS 495/17) que propõe alterar a Política Nacional de Recursos Hídricos "para priorizar o uso múltiplo e a alocação mais eficiente dos recursos hídricos, bem como para criar os mercados de água". Confira projeto: https://www25.senado.leg.br/…/ati…/materias/-/materia/131906
É no mínimo preocupante que algo de fundamental importância esteja em pauta sem que um debate amplo com a sociedade seja feito. Devemos estar vigilantes e nos organizar para garantir que este recurso natural fundamental para a vida não venha nos faltar.

terça-feira, 20 de março de 2018

Condsef/Fenadsef marcou presença no FSM 2018 e também participou de reuniões importantes em Brasília

Condsef/Fenadsef marcou presença no FSM 2018 e também participou de reuniões importantes em Brasília


A semana passada foi marcada por atividades intensas e importantes para servidores federais e toda a classe trabalhadora. A Condsef/Fenadsef esteve no Fórum Social Mundial (FSM) 2018 que aconteceu em Salvador e reuniu mais de 70 mil representando a classe trabalhadora de mais de 180 países. 

A Condsef/Fenadsef levou para o Fórum o debate sobre serviço público e inclusão social. Com a participação do professor de Economia da UFBA e ex-diretor da Petrobras, Sergio Gabrielli, e da economista da subseção do Dieese na Condsef/Fenadsef, Alessandra Cadamuro, a entidade abriu diálogo sobre que modelo de Estado os brasileiros devem cobrar. 

Uma campanha pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95/16, que congela investimentos públicos por 20 anos, será fundamental e a Condsef/Fenadsef vai seguir encampando essa discussão. Além das diversas outras atividades do FSM a Confederação também participou, em Brasília, de reuniões importantes para os setores de sua base.

A direção da entidade se dividiu entre as diversas pautas que vão continuar intensas também nas próximas semanas. 

Mais em http://www.condsef.org.br/inicial/7787-2018-03-19-22-46-33

quinta-feira, 15 de março de 2018

Mino Carta chegando ao Fórum Social Mundial para o lançamento do livro "Enciclopédia do Golpe - O Papel da Mídia"

Mino Carta da revista Carta Capital chegando ao Fórum Social Mundial para o lançamento do livro "Enciclopédia do Golpe - O Papel da Mídia"



Numa conjuntura onde fake news (notícias falsas) ganham cada vez mais espaço o debate qualificado, a força dos fatos são determinantes na narrativa que pode nos reconduzir aos processos democráticos enfraquecidos pelo golpe em curso no Brasil.

Servidores públicos devem participar desse debate e promover diálogos com a sociedade que dia a dia recebe informações equivocadas que classificam servidores como privilegiados e responsáveis, junto com a previdência pública, pelo desequilíbrio orçamentário quando a má gestão e desvalorização do setor deviam sofrer críticas da população que segue pagando impostos sem ter assegurado seu direito constitucional de acesso a serviços essenciais.

quarta-feira, 14 de março de 2018

Abertura do Fórum Social Mundial em Salvador, Bahia

Abertura do Fórum Social Mundial em Salvador, Bahia



Começou ontem (13/03), em Salvador (BA), o Fórum Social Mundial com a participação da Condsef/Fenadsef e representantes da classe trabalhadora e da sociedade civil organizada do Brasil e do mundo. 

A Condsef/Fenadsef debate sobre o serviço público que "queremos para o Brasil", onde os servidores e a população sejam igualmente beneficiados e valorizados, diariamente, e não apenas nas datas festivas.

terça-feira, 13 de março de 2018

Começa hoje o Fórum Social Mundial em Salvador

Começa hoje o Fórum Social Mundial em Salvador, Bahia


Começa nessa terça-feira, 13, em Salvador, o Fórum Social Mundial. A Condsef/Fenadsef está presente e participa de atividades e debates com representantes da classe trabalhadora e da sociedade civil organizada do Brasil e do mundo. A entidade propõe um debate sobre que serviço público queremos para o Brasil onde servidores e população possam juntos cobrar do Estado a valorização que o setor requer.

#FSM2018 #ResistirÉTransformar #RevogaEC95 #ServiçoPúblicoDeQualidade #EuPago #EuExijo

segunda-feira, 12 de março de 2018

Mais fotos das assembleias realizadas pelo Sindsep Roraima nos dias 9 e 10 de março

MAIS FOTOS DAS ASSEMBLEIAS REALIZADAS PELO SINDSEP COM OS SERVIDORES FEDERAIS NO FINAL DE SEMANA




Sim, no último final de semana (9 e 10/03) o Sindsep Roraima realizou duas assembleias com os servidores federais da Capital e do interior do Estado, no Auditório do Sindicato, no centro de Boa Vista. Pauta: Campanha Salarial 2018 entre os assuntos de interesse da categoria.
 






domingo, 11 de março de 2018

Sindsep realiza duas assembleia com servidores federais no final de semana


Sindsep Roraima realiza duas assembleias gerais com servidores federais no final de semana 
Servidores públicos federais do interior do Estado, que participaram da assembleia geral no sábado pela manhã, no auditório da nova sede do Sindicato

A Direção do Sindsep Roraima realizou duas assembleias com os servidores públicos federais neste final de semana. A primeira foi com os servidores da Capital, na sexta-feira à noite. A segunda foi com os servidores do interior do Estado, no sábado pela manhã. A pauta das reuniões foi a Campanha Salarial 2018 e o repasse de informações sobre os reajustes salariais praticados pelo governo federal em 2018, que beneficia algumas categorias e exclui outras.

Estiveram presentes nas assembleias gerais o presidente do Sindsep, José Carlos de Oliveira Gibim, o vice-presidente Gilberto Rosas, além dos diretores Maria das Graças Cezário D’Ávila, Rejania Maria Bezerra, Maria Janice Silva Coutinho, Júlio Cesar Abreu Lima, Francisco Rodrigues de Souza, Roberto Mendes Ambrósio e Davi Ribas Galvão. Participaram também do encontro vários membros do Conselho Fiscal efetivo e suplente.

Depois de abordar os principais eixos de reivindicações da Campanha Salarial 2018, Gibim chamou a atenção dos servidores federais da necessidade da categoria estar mobilizada para a luta em defesa de seus direitos, porque o Governo Temer estava tirando o Brasil da mão dos trabalhadores e entregando para os grandes empresários, mediante reformas e privatizações do patrimônio público.

Informou, ainda, que na primeira reunião do governo golpista com o fórum dos servidores públicos federais, ocorrida no dia 2 de março, o Ministério do Planejamento deixou claro que qualquer proposta de negociação que envolva orçamento está fora de cogitação. O governo justificou que é impraticável devido a EC 95/2016 (Teto dos Gastos), que congela investimentos no setor público durante 20 anos.

Assim sendo, o Presidente do Sindsep Roraima, enfatizou que sem mobilização e pressão da categoria, os servidores públicos federais, estaduais e municipais também serão congelados e transformados em fantoches na fábrica de mentecaptos dos tubarões.


sexta-feira, 9 de março de 2018

Gibim se reúne com profissionais da Saúde Indígena para repassar informações de Brasília

 Presidente do Sindsep Roraima se reúne com profissionais da Saúde Indígena para repassar informações de Brasília





O presidente do Sindsep Roraima, advogado José Carlos de Oliveira Gibim, se reuniu na manhã desta sexta-feira (9/03) para repassar informações de uma reunião que ele participou no Ministério da Saúde em Brasília, na quarta-feira (7/03), sobre a jornada de trabalho dos profissionais da Saúde Indígena que prestam serviço na Casa do Índio (Casai).
Gibim esclareceu que o impasse instalado na Casai começou com a notícia de implantação do relógio de ponto eletrônico, atendendo a uma determinação do Ministério Público Federal (MPF), que obriga os servidores a cumprir 40 horas de trabalho, por semana, quando eles trabalham numa unidade de apoio à saúde indígena, que funciona como hospital, onde atualmente eles cumprem jornada de trabalho ininterrupta de 30 horas.
Na reunião de hoje foi criado uma comissão de servidores que, com participação da Direção do Sindsep-RR, vai buscar apoio junto ao Ministério Público Federal e Ministério da Saúde, com o objetivo de que seja feita uma portaria específica para atender os servidores da Casai, reconhecendo seu direito a uma carga horária de 30 horas e não de 40 horas, conforme acontece com os profissionais que exercem atividades hospitalares.



Diretora de Comunicação do Sindsep discursa na Parada das Mulheres em Roraima

A DIRETORA DE COMUNICAÇÃO, JANICE COUTINHO, DISCURSA NA PARADA DAS MULHERES REPRESENTANDO O SINDSEP RORAIMA


Bom dia, senhoras e senhores, bom dia a todas as nossas companheiras de luta em defesa da cidadania e dos direitos dos trabalhadores brasileiros. Sinto-me valorizada e abençoada por participar deste Ato Público Unificado, que congrega mulheres de diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, e de vários movimentos sociais, populares e religiosos.

Falando em nome do Sindsep Roraima, que é o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Roraima, sejam todos bem-vindos a essa manifestação pública de exaltação ao Dia Internacional da Mulher e, especialmente, ao dia de reconhecimento e comemoração das virtudes e da importância das mulheres na sociedade moderna.
Recentemente vi uma postagem numa rede social, que me deixou lisonjeada e, ao mesmo tempo, empoderada. Lá dizia: “Mulheres são anjos. E quando alguém, por pura maldade quebra suas asas, elas continuam a voar...”

Concordo, plenamente. Nós, mulheres, temos voado cada vez mais alto e por isso temos conquistado espaço nas áreas do conhecimento e no mercado de trabalho. E sabe por quê? Porque nós somos mulheres, esposas, mães e trabalhadoras dedicadas, e nossa varinha mágica é a persistência. 

Não somos perfeitas, contudo, quem não sabe aceitar as pequenas falhas das mulheres não será abençoado com suas grandes virtudes. Estamos aqui, agora, porque somos guerreiras, e porque somos valentes, e porque acreditamos que podemos fazer a diferença, sem abrir mão dos nossos valores. 

Na verdade, sou da opinião que as mulheres são a principal motivação dos homens. Quando elas tomam a frente de qualquer luta, os homens seguem seus passos. Na militância diária por dias melhores para a classe trabalhadora, como sindicalista do Sindsep Roraima, aprendi que as únicas mulheres que conseguem ficar caladas são as mudas, mesmo assim elas não param de gesticular.

Enfim, aqui, agora, quero deixar uma mensagem positiva para nossas amigas e companheiras de jornada: Nosso empoderamento não depende da concessão ou da bondade dos homens; nosso empoderamento em casa, no trabalho, na política, ou em qualquer outro lugar, depende exclusivamente das nossas escolhas e das nossas atitudes perante a vida. 

Finalizando, proclamo: Viva as servidoras públicas federais da base do Sindsep Roraima! Viva todas as mulheres roraimenses aqui presentes! Viva todas as mulheres brasileiras, porque somos abelhas que colhem pólen e fabricam mel de qualidade!
Obrigado a todos pela prestimosa atenção.

(Maria Janice Silva Coutinho)

quinta-feira, 8 de março de 2018

Sindsep-RR vai participar da Parada das Mulheres

SINDSEP RORAIMA VAI PARTICIPAR DA PARADA DAS MULHERES NA PRAÇA DO CENTRO CÍVICO, NO CORAÇÃO DE BOA VISTA


Nesta quinta-feira, 8/março/18, o Sindsep Roraima vai participar da "Parada das Mulheres em Roraima", na Praça do Centro Cívico, a partir das 9 horas da manhã. O Ato Público Unificado desta quinta-feira em alusão ao Dia Internacional da Mulher é um grito de exaltação e defesa da Mulher roraimense e brasileira. 

Além do Sindsep Roraima, vai participar desta manifestação pública lideranças sindicais do Numur, Articulação das Mulheres Brasileiras, Sesduf, CUT/RR, Sinter, Sinasefe, Sintracomo-RR, Afatabe, Conam, Coletivo Inajá, Stiurr, CA/UFRR, Cahist/UFRR, Capsi/UFRR, entre outras.

Obrigado, Mulher, por você existir! Agradecemos sua contribuição na reconstrução do Brasil que todos nós queremos e destacamos em alto e bom tom: "Nenhum direito a menos para você". Nem hoje nem nunca.

Parada das Mulheres em Roraima

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Hoje tem "Parada das Mulheres em Roraima". 
Todos em defesa das Mulheres na Praça do Centro Cívico, no coração de Boa Vista. 
Parabéns, Mulher de Roraima! Parabéns, Mulher Brasileira!

terça-feira, 6 de março de 2018

Filósofa Márcia Tiburi fala sobre o Dia Internacional da Mulher

Filósofa Márcia Tiburi fala sobre o Dia Internacional da Mulher



Inaugurando a semana do Dia Internacional da Mulher a filósofa Márcia Tiburi dá entrevista ao Portal CUT onde avalia impacto na vida das mulheres trabalhadoras pós golpe que retrata como “uma manobra para reestabelecer o poder do homem branco, proprietário, heterossexual, dono do poder. Foi um golpe executado por racistas, misóginos e neoliberais”.


Fonte: https://www.cut.org.br/noticias/golpe-foi-contra-as-mulheres-trabalhadoras-7f23

segunda-feira, 5 de março de 2018

No Planejamento, servidores cobram acordos não cumpridos e criticam absurdo de congelar investimentos públicos por 20 anos

No Ministério do Planejamento, servidores federais cobram acordos não cumpridos e criticam absurdo de congelar investimentos públicos por 20 anos


Revogação da EC 95/16 foi apontada como essencial para garantir governabilidade ao País. Nova reunião com fóruns acontece até o dia 10 de abril. Condsef/Fenadsef tem agenda para o dia 27 deste mês para tratar pauta específica dos setores de sua base, maioria do Executivo

Representantes dos dois fóruns que reúnem o conjunto dos servidores federais do Brasil (Fonasefe e Fonacate) participaram nessa sexta-feira de reunião no Ministério do Planejamento com o secretário de Gestão de Pessoas, Augusto Akira Chiba. A categoria levantou as prioridades que unificam os federais. O cumprimento de acordos firmados e ainda não cumpridos, a extensão de índices contidos na Lei 13.464/17 a todos os servidores e correção de perdas salariais num percentual de 25,63% levantado pelo Dieese foram destaque. 

Pesadas críticas à Emenda Constitucional (EC) 95/16, que congela investimentos públicos por 20 anos, foram feitas pelos servidores que apontaram para a impossibilidade, inclusive, de governabilidade do país caso insistam nessa política de austeridade que tem se aprofundado. 

Mais em http://www.condsef.org.br/inicial/7783-2018-03-02-22-48-39

sexta-feira, 2 de março de 2018

No dia de sua data base (1º de março) empregados da Ebserh pressionam por avanços em negociação de ACT 2018/2019

No dia de sua data base (1º de março) empregados da Ebserh pressionam por avanços em negociação de ACT 2018/2019


Nessa quinta-feira, 1o, dia de sua data base, empregados da Ebserh promoveram um dia nacional de lutas marcado por atividades de mobilização, debates sobre demandas do ACT 2018/2019 da categoria e busca por avanços no processo de negociações. A negociação com a empresa ainda não avançou em nenhum item do novo acordo. Um termo aditivo foi assinado permitindo que o ACT atual seja estendido por mais 90 dias. Uma reunião com a empresa só está prevista para o próximo dia 16.

Além disso, apesar dos esforços da assessoria jurídica da Condsef/Fenadsef, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ainda não confirmou data para que o dissídio das cláusulas econômicas do ACT 2017/2018 seja julgado. A ideia era que o julgamento ocorresse antes da data base da categoria, que é hoje. O que, portanto, não irá se cumprir. A Condsef/Fenadsef está atenta e seu jurídico atuando junto aos setores responsáveis. A missão é acompanhar e dialogar para garantir que as cláusulas econômicas sejam analisadas o quanto antes.

Leia mais: https://www.facebook.com/condsef/

Presidente da CUT/RR se reúne com o Presidente do Sindsep Roraima

Presidente da CUT/RR se reúne com o Presidente do Sindsep Roraima



O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RR), Gilberto Rosas, esteve na manhã desta sexta-feira (2/03) reunido com o presidente do Sindsep Roraima, José Carlos de Oliveira Gibim, para tratar de assuntos de interesse dos servidores públicos federais.

A pauta da reunião, além da Campanha Salarial 2018, tratou também da participação dos servidores federais no Ato Público Unificado em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que vai ocorrer no próximo dia 8 de março na Praça do Centro Cívico, em frente a Assembleia Legislativa do Estado.

quinta-feira, 1 de março de 2018

Condsef/Fenadsef participa de reunião preparatória dos fóruns Fonasefe e Fonacate

Condsef/Fenadsef participa de reunião preparatória dos fóruns Fonasefe e Fonacate



Condsef/Fenadsef participa de reunião preparatória dos fóruns (Fonasefe e Fonacate) que têm confirmada para esta sexta, 2, reunião no Ministério do Planejamento para discutir pauta conjunta dos servidores federais. A reunião foi conseguida no último dia 19, dia nacional de lutas contra a reforma da Previdência, em ato de pressão que também marcou lançamento de campanha dos servidores (foto). O objetivo é promover uma vigília durante a reunião.

As entidades vão cobrar, entre outras coisas, o cumprimento de acordos firmados e ainda não cumpridos, isonomia em benefícios como auxílio-alimentação, discutir uma política de valorização do serviço público que inclui a necessidade de revogação da EC 95/16 que congela investimentos públicos por 20 anos. A expectativa dos servidores é de que se retome um canal permanente de negociação no Planejamento que garanta a solução para diversos impasses e traga avanços.

Fonte: https://www.facebook.com/condsef/photos/a.304790429578669.70626.216302945094085/1745202412204123/?type=3&theater