sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Reunião em Brasília sobre intoxicados da Sucam/Funasa

Sintrafesc participa de reunião em Brasília sobre intoxicados da Sucam/Funasa
Dirigentes sindicais e representantes eleitos da base de servidores públicos federais de várias regiões do Brasil se reuniram dia 27, na sala da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, para debater a questão dos intoxicados da extinta Superintendência de Combate à Malária (Sucam). Muitos servidores estão doentes devido à intoxicação causada pelo pesticida DDT, usado durante muitos anos no combate a endemias no país. O secretário Geral do Sintrafesc, Sebastião Ferreira Nunes, participou da reunião representando a região Sul.
O representante da Condsef Sergio Ronaldo encaminhou ao senador Paulo Paim (PT-RS) a proposta da realização de um encontro setorial da saúde, para discutir o problema. Uma comissão designada pelo Senado, juntamente com deputados que apoiam a causa e dirigentes sindicais, também vai realizar uma reunião com os ministros da Saúde e da Previdência, além do presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e técnicos do Ministério da Saúde.

A comissão deverá se reunir no dia 9 de novembro, às 10 horas, no Ministério da Saúde, para fazer uma análise das propostas dos trabalhadores, que exigem, principalmente, indenização, pensão especial e tratamento médico.
O senador Paulo Paim criticou a ausência de representantes do Ministério da Saúde, que classificou como um desrespeito ao Senado, à Câmara Federal e aos dirigentes e trabalhadores que compareceram à primeira reunião de trabalho em Brasília.
No dia 25 de outubro, trabalhadores da extinta Sucam haviam denunciado à Comissão de Direitos Humanos do Senado, os casos de câncer, neuropatias e problemas hepáticos causados a servidores que trabalharam com DDT e outros produtos tóxicos sem a proteção e treinamento adequados.
Os trabalhadores também reivindicaram a aprovação de dois projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados: o 4.485/07, que cria uma pensão especial de R$ 2.075 para os servidores; e o 4.873/09, que estabelece indenização aos doentes e às famílias.
Mais informações: imprensa@sintrafesc.org.br
Boletim do Sintrafesc/Santa Catarina, 27/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário