Cartilha orienta
pais e educadores a combater o consumismo entre crianças
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“Consumismo infantil:
na contramão da sustentabilidade”, é o tema da cartilha desenvolvida pelo
Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Alana. A publicação tem como
objetivo ajudar pais e educadores a ensinar para as crianças a diferença
entre o “querer” e o “precisar”, relacionado ao consumo de mercadorias.
O material incentiva
medidas como consumir lanches mais saudáveis feitos em casa, que geram menos
lixo e descarte de embalagens. Também a prática da troca de brinquedos ao
invés da compra de novos. Além disso, orienta os adultos a promoverem
reflexões junto com as crianças sobre o ato da compra.
A cartilha ainda faz
um alerta sobre a influência que a publicidade tem sobre os pequenos. De
acordo com a publicação, as crianças brasileiras assistem, em média, mais de
5h de televisão por dia; e estão entre as que mais assistem TV no
mundo.
Um dos reflexos dessa
exposição excessiva é o consumismo. Uma pesquisa da Universidade Federal do
Espírito Santo apontou que de todos os anúncios transmitidos pelas emissoras
de TV às vésperas do Dia das Crianças de 2011, 64% foram direcionados ao
público infantil.
A cartilha, lançada no
dia 31 de outubro, está disponível na página do Instituto Alana: www.alana.org.br.
Fonte: Radioagência NP
Daniele Silveira
Publicado no site: www.sintrafesc.org.br
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sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Combate do consumismo entre crianças
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