quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Motoristas da União são postos de escanteio pela Sesai

Motoristas da União, que prestavam serviço na área indígena, foram ignorados e descartados pela
coordenadora do Dsei-Leste e procuraram ajuda junto ao Sindsep-RR
 Sindicato denuncia: Motoristas da União são postos de escanteio pela Sesai
 Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Roraima (Sindsep-RR) denuncia que o Distrito Santário Especial Indígena Leste (Dsei-Leste), da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), colocou 19 motoristas efetivos do quadro da União de escanteio, promovendo uma situação irregular e de constrangimento para esses servidores. Segundo o presidente do Sindsep, Gilberto Rosas, o sindicato está produzindo um relatório da situação para apresentar a denúncia no Ministério Público do Trabalho com o objetivo de buscar uma solução para essa “arbitrariedade cometida com esses servidores públicos”.
Conforme Gilberto, o problema começou quando a gestora do Dsei-Leste fez uma licitação para atender uma demanda de 70 veículos e 70 motoristas para atuarem na saúde indígena e irresponsavelmente ignorou os 19 motoristas do quadro da União que já prestavam serviço na área indígena. Assim, com a contratação dos novos motoristas, através da Asatur Transportes, os motoristas efetivos, que tem uma vida de trabalho no serviço público, foram postos de escanteio e ainda por cima numa situação atípica e irregular. “A partir do dia 22 de novembro eles assinam o ponto e vão para casa, pois perderam seus postos de trabalho e não tem sequer uma cadeira para sentar.”
MINISTÉRIO PÚBLICO
Diante do impasse, os motoristas da Sesai procuraram ajuda junto ao Sindsep-RR, pois além deles perderem sua função, ainda correm o risco de perderem a Gacen, que é uma gratificação de atividade em campo. Depois de um representante do Sindicato participar de três reuniões com a gestora do Dsei-Leste, sem achar solução justa para o problema no próprio órgão, a Assessoria Jurídica do Sindsep vai buscar solução na Justiça.  “O que fizeram com esses motoristas é arbitrário, injusto, e totalmente na contramão da política de Recursos Humanos do Governo Federal, que firmou em 5 de novembro de 2007 um Termo de Conciliação Judicial, com o Ministério Públido do Trabalho, para acabar com a terceirização no serviço público”, acrescentou Gilberto.
O presidente do Sindsep-RR informou indignado que além da Sesai colocar os motoristas numa situação irregular e de constrangimento, ainda propuseram resolver o problema com outra irregularidade, oferecendo a eles atividades administrativas, o que caracteriza claramente desvio de função, que é proibido por lei. “Repudiamos esses desmandos no serviço público como condenamos esse desrespeito com os servidores da União”, disparou Gilberto Rosas.
MOTORISTAS INDIGNADOS
No Setor de Transporte da Sesai, localizado no bairro 13 de Setembro, próximo a ponte dos Macuxi, os motoristas postos de escanteios insistem que querem voltar para a ativa. “Não aceitamos servir cafezinho, nem varrer chão”, protestaram. Eles reclamam que foram descartados sem aviso prévio, sem qualquer preparação psicológica e estão tomando remédio para dormir por causa da insônia. “Nossos veículos estão parados e queremos trabalhar como sempre fizemos”, comentaram.
A Comissão de Motoristas formada para pedir socorro ao Sindsep-RR disse que espera que o Ministério Público investigue esse contrato feito com a Asatur no valor de R$ 9.772.000,00. Principalmente, considerando que o governo federal está dando o combustível para os veículos contratados. “Acreditamos que tem alguma coisa errada por trás dessa negociação”, comentaram. Ninguém se identificou para evitar represália. 
Motoristas da União foram descartados e querem voltar ao trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário