terça-feira, 21 de maio de 2019

Tutorial para falar com o Tio Chato sobre os cortes na Educação Pública

Tutorial de como falar com o Tio Chato sobre os cortes na Educação Pública

Foto: Pablo Jacob

1- "Vocês deveriam ter protestado nos governos anteriores."
R.: Houve protestos nos governos anteriores em relação à pauta educacional. Em 2015, por exemplo, houve paralisação de alunos e funcionários contra cortes de verbas das universidades. Se você não estava, não significa que não aconteceu.

2- "O corte não foi de 30%, mas de 3%, vocês estão mentindo."
R.: Vamos lá, tio: o orçamento das Federais se divide em dois: o gasto obrigatório e o chamado gasto discricionário. O primeiro, nem passa pela Universidade e diz respeito a salário e aposentadoria. O segundo, que recebeu o corte, contempla TODO o restante: pagamento de água, luz, telefone, limpeza, financiamento de bolsas de pesquisa etc. De fato, o corte foi de 3,43% do orçamento total, mas isso corresponde a 30% do tal gasto discricionário. Ou seja, foi cortado o dinheiro de fato utilizado pela Universidade. Você há de concordar que um corte tão grande inviabiliza a continuidade do serviço. Cabe informar também que algumas instituições tiveram cortes maiores, de mais de 40% dessa verba.

3- "O Governo está cortando do Ensino Superior para investir em Ensino Básico".
R.: Na verdade, não. O orçamento destinado ao Ensino Básico também foi cortado. "Somente do programa de apoio à infraestrutura de escolas do ensino básico, foram congelados R$ 273,3 milhões, cerca de 30% do total destinado", segundo matéria do G1.

4- "A educação brasileira é uma porcaria, os governos anteriores acabaram com a educação, o atual está consertando tudo".
R.: Não sei se você sabe, mas existe uma coisa chamada Pacto Federativo. Não conhece? Eu explico: é a divisão das funções de cada esfera de Governo (Municipal, Estadual e Federal). Quanto à educação, creches e Ensino Infantil e Fundamental 1 e 2 são de responsabilidade municipal (cobre o prefeito); o Médio compete ao estado (cobre do Governador); as Universidades, ao Governo Federal (cobre do presidente). Então, sim, temos problemas no Ensino Básico, mas isso é responsabilidade direta de outras instâncias. Vamos cobrar essa galera também, que tal?

5- "Universidade Pública é lugar de vagabundo, ninguém faz nada".
R.: Bom, 90% da pesquisa feita no Brasil se dá nas Universidades Públicas. Esses vagabundos estão falhando miseravelmente na vagabundagem então...

6- "Universidade Pública é lugar de gente rica e mimada."
R.: De fato, as estaduais têm maior predominância das classes A e B. Mas o protesto é pelas federais, em que os 2/3 dos alunos são oriundos das classes D e E. Isso foi possível graças à política de ampliação das federais e à política de cotas, feitas em gestões anteriores.

7- "Universidade não deveria ser pública, não quero pagar pelo estudo dos outros."
R.: Essa ideia parte do entendimento equivocado sobre o papel da universidade pública. Apenas uma das funções dessas instituições é a graduação. O grande foco delas está na pesquisa (de tecnologia para o país, por exemplo) e no atendimento à população (assessoria jurídica gratuita, atendimento médico, lazer, creche etc). Tudo isso tem impacto na sociedade, na coisa pública, daí a importância do investimento público.
Um beijão, pessoal. Até a próxima. ❤️

Nenhum comentário:

Postar um comentário