quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Escada de Rambam


A Escada de Rambam, ou Escada da Caridade, foi criada há quase mil anos pelo filósofo e médico Maimônides, mais conhecido por Rambam.
Tudo que vamos fazer na vida exige certo esforço, boa vontade, para que consigamos subir um degrau a mais na escada da evolução física, espiritual e financeira. A leitura de livros tem sido minha tábua da salvação ao longo de toda minha vida, tanto é que aos 16 anos aprendi a dirigir automóvel através de um manual adquirido pelo correio.
Duas grandes livrarias no Brasil têm me ajudado na escalada da vida. A Livraria Submarino, com suas promoções de livros a preços baixos e frete grátis; e a Livraria Estante Virtual, a maior conexão de sebos do país, também com preços baixinhos e frete econômico.
Recentemente, conferindo uma promoção no site da Submarino, descobri um livro valioso e quero compartilhar esse achado. Trata-se da Escada de Rambam: uma reflexão sobre a generosidade e seus diferentes estágios, de autoria de Julie Salamon. Uma pérola esparsa, que vale a pena ler.

Nesse livro delicioso, Julie Salamon apresenta ao leitor os oito degraus Escada da Caridade, usando uma linguagem fácil de compreensão e recheada de exemplos para facilitar o entendimento da leitura.
1º Degrau da Caridade:
Nesse degrau está aquele que dá esmolas com o rosto carrancudo.
2º Degrau da Caridade:
Nesse degrau está aquele que dá ao pobre menos do que seria apropriado, mas o faz com um rosto sorridente.
3º Degrau da Caridade:
Nesse degrau está aquele que ajuda um pobre só depois que ele lhe pede.
4º Degrau da Caridade:
Nesse degrau está aquele que ajuda um pobre antes que ele lhe peça.
....................................................................
Os outros degraus você tomará conhecimento quando ler o livro...
Boa noite e boa sorte, hoje e sempre. Você merece.
Tchauzinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário