segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Livros abordam histórias indígenas ambientados em Roraima

LITERATURA RORAIMENSE

Livros abordam histórias indígenas ambientados em Roraima

 
José Vilela publica mais dois livros com temática indígena, ambientados em Roraima 
 
Por Raisa Carvalho
Folha de Boa Vista (14/01/2019 às 08:22)
 
 
O escritor mato-grossense José Vilela, radicado em Roraima há mais de 20 anos, autor de “O Guru da Floresta” e “Rapadura é doce, mas não é mole”, publicou recentemente mais dois livros: Índios em luta pela vida e Moama, ambos com temática indígena e ambientado na Terra de Makunaima.
Segundo Vilela, que é jornalista, Índios em luta pela vida é uma versão compacta do livro Xununu Tamu – uma saga indígena, publicado em 1998, pelo Governo de Mato Grosso, através da Lei de Incentivo à Cultura. Por sua vez, Moama é um romance infanto-juvenil inspirado num conto indígena, que narra a história de três adolescentes, que disputam o amor de uma jovem de origem portuguesa. 

Quem faz a apresentação do livro Índios em luta pela vida é o professor da UFRR, Devair Fiorotti. Lá ele diz que o livro de “José Vilela é mais do que nunca uma obra necessária. Sim, necessária. Apesar de Roraima ser o estado mais indígena, proporcionalmente falando, a relação entre não indígenas e indígenas foi e ainda continua desastrosa. O estereótipo e a falta de informação ainda prevalecem na grande maioria dos roraimenses”.
Por outro lado, na apresentação de Moama, a professora Gracinara da Silva Teixeira, que é mestre em Letras, elogiou a linguagem e o conteúdo histórico da obra. E no seu texto ela comentou enfática: “Como é possível escrever uma narrativa triste – como todo genocídio é – com a leveza de quem escreve um poema? Pois é isso que José Vilela conseguiu realizar de maneira espetacular”. 

Outras obras
Atualmente Vilela tem quatro obras disponíveis na Banca de Revista Playboy, localizada no centro de Boa Vista: Índios em luta pela vida (publicação da Chiado Books), Moama (Edição do Autor), O Guru da Floresta (Entrelinhas Editora) e O Profeta da Indignação (Edição do Autor).  Contatos com o autor pelo WhatsApp 99904.7379.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário